coração

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Tau Franciscano.


  Muitas Pessoas na Nossa Igreja usam o TAU Você sabe o que significa?

 O TAU FRANCISCANO :

O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.

Na bíblia o profeta Ezequiel ouviu Deus:

Na Bíblia o "Tau" foi utilizado pelo profeta Ezequiel: "E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade". (Ez 9-3,4)

O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem.

O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.

Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.

Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.

No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.

 O SIGNIFICADO DO TAU:
Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor.

Sinal de penitência e conversão interior.

Sinal de dor pelos pecados do mundo.

Rumo a uma espiritualidade sadia.

Recordação do nosso baptismo.

Filhos de Deus.

Sinal dos que sofrem.

Sinal de Salvação.

S. Francisco selava o que escrevia com o TAU, para significar a densidade do amor de Deus, concretizada na Cruz do Cristo, sinal de Salvação. Assim podemos ver na mensagem que redigiu a Frei Leão, e que este conservou até ao fim dos seus dias. Hoje está em exibição na Basílica de S. Francisco em Assis.

Sejam os campeões do TAU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário