coração

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bons amigos.


Os dois bons amigos

"Esta é uma bonita lenda judaica. Dois amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando duramente a terra com amor e dedicação, às vezes sem resultados, mas esperando um dia ter uma boa colheita.

Depois de alguns anos de muito trabalho e suor, chegou uma grande colheita, muito trigo, deixando os dois agricultores felizes. Então eles repartiram a colheita ao meio, e cada um ficou com um número de sacos de trigo igual ao outro. E cada um foi para a sua casa.

À noite, já na cama, cansado da luta daqueles últimos dias, um deles pensou:

- Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma mulher amiga, trabalhadora e fiel. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte para apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu.

Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de tribo recolhidos na carroça e saiu.

Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não antes de dormir, pensou assim:

- Para quê preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar. As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter.

Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade dos sacos de trigo da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro. O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.

Na estrada escura e cheia de neblina daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente.

Olharam-se espantados.
Mas não foram necessárias as palavras para que eles entendessem a intenção de cada um. Olharam-se nos olhos, choraram de alegria por serem verdadeiros amigos, e voltaram cada um para a sua casa.

AMIGO é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário