coração

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Francisco da minha vida.


Francisco da minha vida

"Francisco, pequeno e grande Francisco, tu continuas vivo entre nós.

Tu és o meu irmão, meu irmão mais velho, meu irmão modelo,meu irmão da roupa marrom, das chagas douradas na mão nos pés e no coração, apaixonado pelo Senhor Jesus.

Gosto de te contemplar erguendo os braços ébrio de amor, cantando os louvores do Altíssimo, Onipotente e grande Senhor!

Acompanho-te pelas ruas de Assis com o irmão sol que te aquece o rosto, pegando nas mãos a irmãzinha água tão casta e tão transparente, pisando na terra mãe que produz variedade de flores e frutos.

Gosto de ver teu olhar acompanhar os irmãos, os irmãos leprosos que chamavas de irmãos cristãos, olhando os irmãos que te seguem, todos eles que são filhos do Altíssimo.

Espreito-te ao jogares tuas roupas nas mãos de teu pai e a proclamares solenemente que o teu Pai está nos céus.

Aplaudo-te quando dizes que os teus seguidores serão menores e nunca hão de se alegrar, a não ser com o último de todos os lugares.

Vejo-te percorrendo as ruas e ruelas da meiga Assis dizendo a todos que o Amor não é amado.

Aprecio a tua coragem de partir sem segurança, sem sacola e sem dinheiro para dizer a todos os homens que chegou o Reino novo do Filho de Virgem Maria.

Recolho-me num cantinho e vejo que sais da contemplação com as chagas de Cristo Jesus nas mãos, nos pés e no coração.

Morro e renasço contigo quando cantas o salmo que fala que é preciso que Deus nos tire desta prisão.

Francisco de ontem e de sempre, Francisco da roupa marrom, Francisco da minha vida!"

           (Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário