coração

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Tema da pregação: A TEMPESTADE VAI PASSAR!


Missa do 15º. Domingo do Tempo Comum - 13/08/17

Tema da pregação: A TEMPESTADE VAI PASSAR!

Mateus 14,22- Jesus impeliu, obrigou que os discípulos entrassem na barca com o objetivo de atravessarem para outra margem. Aprendo que: ser discípulo é obedecer a Palavra do Senhor. Você conhece um cristão pela obediência às ordens de Deus. Gostamos que o Senhor atenda a nossa vontade no céu mas temos dificuldade de aceitar a vontade de Deus na nossa vida. Quem não obedece a Palavra do Senhor não pode ser chamado de cristão, não recebe milagres. Muitas vezes nos acomodamos e o Senhor nos diz: vá em frente nas tempestades da vida! O objetivo que era passar para o outro lado da margem foi uma ordem, um imperativo. Se Deus disse para você que você vai chegar do outro lado você vai chegar ainda quem em meio às crises e tempestades! Deixa Deus ser o comandante da barca da sua vida, da tua história! Diga comigo: Senhor eu lhe dou o controle da minha vida, da minha barca existencial em vossas mãos. Jesus saciou a fome de cinco mil pessoas. Jesus subiu ao monte para orar e aqui está o fio condutor do Evangelho dessa noite, Jesus gostava muito de falar com o Pai a sós. Os camaradas já estavam no centro da passagem, no olho da tempestade, os ventos eram contrários. Aprendemos mais lições: há um provérbio indiano que diz: não se faz bom marinheiro em águas tranqüilas. Só se faz bom marinheiro em águas tortuosas. Quem empina pipa sabe que ela só sobe se o vento for contrário. Na piracema onde há a desova dos peixes, o peixe nada contra a correnteza para poder desovar. Para você poder vencer na vida tem que aprender a lutar nas tempestades e nos ventos contrários que se apresentam na sua vida e vem para te fortalecer. Se você olhar para trás verás quantas tempestades você já passou e já amadureceu com isso, inclusive alguns machucados que te aprimoraram. Diga comigo: Os ventos contrários me ajudam a ser vitorioso! Quantas coisas não saem como planejamos, quando as tragédias acontecem pensamos que não vamos sobreviver. Pelo cálculo se as 18 horas começa a noite, esses camaradas enfrentaram tempestade de 09 horas, tempo suficiente para começar as seguintes perguntas: - Onde está Jesus que não vem me ajudar? Essa é a pergunta que não quer se calar no coração dos discípulos. Conosco é assim também. Quando os ventos são indomáveis e as ondas são contrárias perguntamos também: por que será que Jesus não me ajuda? A pergunta é : onde está Jesus na hora que mais preciso dele? Você que está passando por um turbilhão e se pergunta isso todo dia: a resposta está no versículo 23 – nas horas mais difíceis da nossa vida Ele está intercedendo por nós! Só existe um intermediário, entre Deus e os homens: Jesus Cristo! (Carta aos Hebreus). Diga comigo: o meu Deus intercede por mim. Você sabe que uma pessoa te ama é quando essa pessoa ora por você! Deus te ama porque morreu na cruz, porque intercede por você e está presente na Eucaristia! Deus é amor!

Os discípulos ficaram com medo porque Jesus andou sobre as águas. O medo gera em nós a ansiedade. Eles ficaram apavorados. Gente medrosa olha para barata e acha que é elefante. Gente medrosa estaciona na vida. Gente medrosa não se arrisca. Quem mais procura atendimento espiritual são aquelas que ficaram a vida toda vendo uma realidade distorcida e não se arriscaram. A velhice chega sorrateiramente. É melhor você se arriscar do que ficar uma vida inteira lamentando aquilo que você não fez! Rubem Alves disse que a única coisa que tem compaixão dele mesmo é ter inventado tantas doenças como inventou...ter deixado de conhecer ruas do seu bairro, ouvido mais o canto dos pássaros... O texto de hoje é muito claro. As vezes vem os fantasmas e não lidamos com a realidade. Deus é o senhor da sua vida! O medo distorce a realidade. Pessoa ansiosa demais precisa procurar tratamento adequado, tem muita dificuldade e vive para o futuro. O futuro depende do seu presente. Só terá arvore amanhã se plantar a semente hoje. Tem gente cheia de potencial, talento, carisma, mas fica contemplando o futuro enquanto talvez a felicidade esteja sentada ao lado. No meio da tempestade, no olho do furacão, essa voz todos reconhecem, a voz de Jesus: NÃO TEMAS, EU SOU! Agora no teu silencio nomeia para mim quais são suas tempestades hoje, quantas e quais são elas? Muitos aqui vão dizer que são tantas quem nem sabem mais enumerar a ordem delas. Hoje dia 13/08/17, as 19:40 horas – o mesmo Jesus que andava sobre as águas está dizendo para você: CORAGEM, EU SOU ESTÁ COM VOCÊ ! O nosso Deus é presente no indicativo. Ele diz: EU SOU! Ele diz EU SOU, não diz eu era... nós somos pretéritos- nós éramos mais jovens, mas Deus não, Ele é imutável! Aquele mesmo que andou sobre as águas está dizendo para mim e para você: EU SOU! EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! EU SOU O BOM PASTOR! EOU SOU A VERDADEIRA VIDEIRA – disse Jesus em João.
O Deus que andou sobre as águas naquela noite quer andar sobre o teu coração para acalmar as suas tempestades.

Diga comigo: SENHOR JESUS SEI QUE É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE. ACALMA MINHA TEMPESTADE PORQUE ESTOU COM MEDO MAS ENTREGO MINHA VIDA EM SUAS MÃOS. Aquela pessoa que recebeu o diagnóstico de um tumor: é uma tempestade! Aquela pessoa que acordou sem ânimo de trabalhar, de viver: começou a depressão, começou a tempestade para ele! Aquele casamento modelo, casal que todos gostam de ter por perto, mas no intimo não se entendem mais: a tempestade começou ali. Aquele filho maravilhoso que se tornou um zumbi no crack: a tempestade começou. No Brasil há 14 milhões de desempregados: a tempestade do desemprego. Quantas pessoas já te abandonaram porque não suportaram a tua dor? O teu Deus está contigo principalmente nas horas tempestivas da tua vida! O amor de Deus é imutável a todas as circunstâncias humanas. Pedro duvidou que era realmente Jesus sobre as águas. Ao mesmo tempo Pedro era atrevido. Se nos formos atrevidos para falar com Deus e o desafiar, Ele também nos desafia. Se prepare! Pedro era manhoso. Jesus não facilitou não. Mandou que Ele saísse do comodismo e fosse. Nós somos assim. Gostamos de ficar na zona de conforto. Quem não gosta de mudanças e desafios se contenta com o minimalismo. Quem não sai do barco não experimenta milagres, não experimenta a glória de Deus! Quanto mais você corre do problema mais o problema corre atrás de você! Enquanto Pedro manteve os olhos fixos em Jesus ele andou sobre as águas. Enquanto você olha para Jesus tudo dá certo. Enquanto você não tira seus olhos de Jesus você sempre será um vencedor! Não tire seus olhos de Jesus! Pedrão tirou os olhos de Jesus e começou a afundar. Quando você tira os olhos de Jesus e coloca nos problemas você permite que o problema te engula. Se tiver 1% de chance lute porque Deus pode reverter 100% em milagres! Quando Pedro tirou os olhos de Jesus e colocou em si mesmo também afundou. Tudo que tenho é parceria: Deus me dá inteligência e eu transformo em talento e trabalho. Quando a pessoa é muito arrogante ela afunda também. Quando Pedro começou a afundar ele reconheceu o senhorio de Jesus. Aprendo aqui que só Deus pode salvar, só Ele pode! A quem você tem pedido socorro para salvar teu casamento, teus filhos, tua história, tua vida??? Que reconheçamos que só Ele é o Senhor da nossa vida. Muita gente só procura Deus quando está para se afogar. O tempo melhor para procurar Deus é quando está tudo certinho, tudo perfeitinho. Você precisa do socorro de Deus na sua vida porque senão os ventos contrários vão derrubar você e seus sonhos!

Pedro era fraco na fé porque duvidou que Deus acalmasse a tempestade. Pessoa fraca na fé duvida do amor e da salvação de Deus. Precisamos avaliar a fragilidade que se encontra na fé. Percebemos que nossa fé é frágil quando acontece tragédia na nossa vida. Achamos que só pode acontecer problemas e tragédias na vida dos outros. Achamos que Deus ama mais a vizinha do que a nós. A gente duvida de Deus e somos ingratos com Ele. O médico por Excelência, Jesus de Nazaré, faz o que papa, bispo, padre nenhum pode fazer: ressuscitar e levar para a glória! Quando Jesus segurou na mão de Pedro não o repreendeu, só questionou. Quando a gente vai corrigir alguém esta pessoa já está envergonhada por ter errado, você primeiro deve acolher, abraçar, amar, restituir e depois você corrige! Era assim que fazia Jesus, primeiro acolhia e depois questionava. Jesus tem poder sobre todas as coisas: pode multiplicar pães, curar doenças e calar a fúria da natureza! Comece a apresentar suas tempestades a quem pode calar essas tempestades! Ele é mesmo ontem, hoje e sempre! Ele tem poder sobre o teu coração! Ele é o Senhor da tua vida e da tua história!

Conclusão: 1- enquanto teu Senhor estiver intercedendo por você no monte, a tempestade nunca vai engolir você! 2- o texto diz que o barco estava longe da margem, a tempestade tomava conta e já era 3 da manhã. Não importa o quão distante você esteja, Jesus sempre vai te alcançar!! Jesus pode até demorar mas atrasado Ele não chega!!! 3- Aprendo ainda que não tempestade que não passe! Não há problema que dure para sempre, uma hora você vai passar!!! Se Ele disse que você chegará ... ahhhh você vai chegar!! Não há demônio que posso impedir os planos que Deus tem na sua vida!! Quando você colocar teu pé em Genesaré se lembre: NÃO HÁ TEMPESTADE QUE DURE PARA SEMPRE!!!

---PADRE FERNANDO HENRIQUE GUIRADO


Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário