coração

sábado, 14 de outubro de 2017

Tema da pregação: MARIA A MULHER VIRTUOSA!


MISSA EM HONRA À NOSSA SENHORA APARECIDA E AOS 300 ANOS DA APARIÇÃO DE SUA IMAGEM -12/10/2017

Tema da pregação: MARIA A MULHER VIRTUOSA!

O que é virtude? Virtude significa força, vigor. Maria é uma mulher de força! Mulher é uma mulher vigorosa! Dentro da teologia há a teologia moral, a virtudes morais e as teologais aprendemos nessa disciplina. Uma pessoa virtuosa é uma pessoa que faz o bem! Virtude é uma disposição habitual e firme para se fazer o bem. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e sabemos que Deus é benevolente, nós também somos portanto, porque somos sua imagem e semelhança. As virtudes são o vigor para a vida humana. É o Espírito Santo que sustenta as virtudes em nós e que nos dá consistência a nossa prática cristã. Nós fazemos o bem porque existe uma graça santificante de Deus em nós! Tem gente que faz o bem para o outro para depois dizer: nossa como eu ajudei...nossa eu fiz isso, fiz aquilo! Não se trata de ter virtude, mas ser virtuoso!
Três características de uma pessoa virtuosa: 1) pessoa autentica 2) pessoa transparente 3) pessoa coerente.
Virtude teologal é virtude sobrenatural que através do Espírito Santo Deus infunde em nós. Graça de Deus em nós! Quais são as três virtudes teologais? Elas estão especificadas em I Coríntios 13,13 – FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE!

Essas três virtudes encontramos plenamente em Maria: mulher de fé, mulher de esperança e mulher de caridade! Maria tem muito a nos ensinar a fazer o bem ao próximo! Ela é virtuosa, não é frágil, nem fraquinha...Maria é mulher de força, de fibra! Ela tinha temperamento forte!

1) A primeira virtude teologal que encontramos na virgem é a virtude da FÉ – nas bodas de Caná Maria mandou que os serventes fizessem o que lhes dissesse Jesus. Ela sabia que Jesus iria fazer – fé é acreditar sem ver. Pessoa de fé é pessoa fiel. Quem mais fidelíssima à Palavra de Deus do que Nossa Senhora? Aprendemos com Maria também que fé sem obras é morta! Toda fé verdadeira exige ação. Maria não estava naquela festa de casamento para passear. Foi para agir, uma mulher de fé sim, mas de obras! Precisamos crer em Deus é verdade, mas precisamos fazer algo para mudar a vida do outro! Madre Tereza disse: “ Eu sei que o meu trabalho é como uma gota no oceano, mas sem ele o oceanos seria menor.” Não adianta orar se não tenho vida de ajuda, de estender as mãos, de amor...não posso ter fé não compromissada com a vida! Fé e pé na estrada! Você crê na Palavra de Deus? Você crê no que você reza? A gente percebe se tem fé ou não quando a coisa aperta do nosso lado... questionamos a Deus quando passamos por tragédias, ninguém está imune a elas, nem eu e nem você! Deus não tem que provar absolutamente mais nada! Já provou na cruz quando morreu por nossos pecados.

2)A segunda virtude de Maria é a ESPERANÇA – sentimento de ver como possível a realização daquilo que se deseja. Isso é esperança! Qualquer brasileiro hoje gostaria de ver mais trabalho, mais educação, mais governantes do bem, isso é ter esperança! Maria já estava esperançosa. Esperar tempos melhores em nossa vida aqui na terra e lá no céu! Tem ateu que faz o bem? Tem sim e muitos! Porem não tem a virtude teologal porque não crê em Deus! Precisamos pensar na vida eterna porque ela vai chegar em algum momento. Você vai morrer! Cada dia que você acorda é um dia a menos! Tenho que me preparar para a eternidade porque uma hora vai chegar o céu! Seja honesto contigo: se você for chamado para a eternidade hoje você se vê no céu ou não? Veja o que tem feito, a vida que tem levado, a vida ética, moral, religiosa...quanto tempo faz que você não se confessa? Para que lado você está indo? A vida é só um sopro! Não posso esperar apenas aqui, mas depois! Maria tem certeza que algo muito melhor virá! Maria nos ensina a esperar em Deus porque quando Ele toca na nossa vida será muito melhor que antes! Não reclame o que você perdeu, espere o que Deus vai te dar! Seja feliz com o que você já tem! Não reclame do que não tem, isso só te traz frustração e angustia! Muita gente vive em uma realidade que não é verdadeira... esperança também significa ter o olhar para a realidade que me cerca. Não perca a esperança mas seja realista com sua vida! Não coloque minhocas na cabeça.

3)Terceira virtude teologal de Maria – CARIDADE – João2, 1 – você sabe quando uma pessoa ama de verdade quando ela é serviçal. Não tem como servir por vaidade! Todo servo toma pedrada na cabeça e continua servindo por amor. Quem não agüenta pedrada serve por egoísmo e não por amor! Nunca mendigue amor! Não mendigue pocinha de amor! Só mendiga quem nunca encontrou o oceano infinito do amor de Deus! Caridade e amor são palavras sinônimas. Maria é a virgem caridosa por excelência. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, essa é a virtude do amor! Fala que ama todo mundo mas não se ama... isso é loucura! Você precisa se amar também. Os psicólogos ensinam que você só enxerga o que está fora de você a partir do que está dentro de você. Se você se vê como fracassado todo mundo à sua volta também é fracassado para você! As doenças que encontramos fora de nós começam na nossa essência. Quem muito foi amado deve amar muito mais! Aprendemos isso com Maria. O Pai a ama tanto tanto tanto que a escolheu para ser a mãe do Filho dele, o Espírito Santo a ama tanto tanto tanto que a cobriu com sua sombra e Jesus Cristo a ama tanto tanto tanto que antecipou o milagre que ela pediu nas bodas de Caná. E Maria nos ama tanto tanto tanto que intercede por nós... Achamos que o mundo vive em torno de nós, somos infantilizados, precisamos nos curar disso! Olhe para Maria...é na medida que me sinto amado que vou servindo, curando, tocando ao próximo. Caridade não é só um prato de comida, é um abraço, um afeto, uma ternura, amor...caridade é afeição, misericórdia...toda vez que você não julga seu irmão mas você poderia ter feito também é caridade! Amor é misericórdia!

Conclusão: Maria já acreditava antes, ela nunca duvidou! Mais do que mãe, ela é discípula do amor de Deus! Duvide de quem você quiser, de mim, do bispo, do Papa, mas não duvide dessa mulher nem de Jesus! Se você pegar nas mãos de Jesus e de Maria eu tenho certeza que no céu você chega! É com muito prazer que celebramos 300 anos da Aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida! FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE! Peçamos à Virgem Maria que nos ajude a imitá-la para chegar ao céu!!! Que Nossa Senhora cuide do nosso Brasil, da nossa história, da nossa família, das nossas crianças!!

--Padre Fernando Henrique Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário